Pular para o conteúdo principal

Qual a roupa ideal para uma entrevista de emprego?

Photo by Sarah Brown on Unsplash

Tema que alguns acham muito batido e comum, mas que os candidatos às vagas ainda cometem alguns deslizes. Sabemos que quando participamos de um processo de seleção carregamos muitas emoções como ansiedade, nervosismo, insegurança e estresse. Esse mix de sentimentos é por sabermos que vários aspectos nossos são avaliados e, com certeza, um deles é a forma como nos vestimos, pois isto diz muito sobre quem somos ou sobre como queremos que os outros nos vejam.

Então, é importante que você dedique um tempo durante o processo seletivo para pensar no que vai usar no dia da entrevista ou da dinâmica. Dito isto, começamos a nos questionar sobre - Como vou definir o que devo usar? Devo ter alguns modelos de roupas somente para entrevistas? Como posso ter acesso ao "dress code" ou código de vestimenta da empresa?

Fique calmo, continue a leitura e descubra algumas dicas!


1 - Pesquise e estude a empresa que você participa do processo de seleção

Para conhecer o "dress code" ou o código de vestimenta dela procure aprender sobre a cultura, visão, missão, valores, segmento econômico de atuação, cujas informações normalmente estão disponíveis no site da empresa. Inclusive, é importante que você entenda que dependendo do segmento de atuação, a forma de se vestir pode mudar completamente. É muito comum, por exemplo, que os profissionais que trabalham em empresas do ramo jurídico tenham um estilo mais formal em sua vestimenta. Já empresas de tecnologia e start-ups permitam o uso de roupas mais descontraídas.

Também visite as redes sociais e tente perceber nas imagens e fotos o estilo de roupa dos profissionais que integram a equipe daquela organização.

Caso você conheça um colaborador da empresa, também procure conversar com ele sobre o tema para minimizar as suas dúvidas.

2 - Adote o Código de Vestimenta "Básico"

Partindo da premissa de que "o menos é mais" e mesmo após todas as pesquisas efetuadas sobre a empresa as dúvidas persistirem, seguem algumas sugestões que podem servir para a escolha de sua roupa:

  • Invista em cores neutras
  • Use poucas estampas no seu look
  • Faça opção por roupas com modelagem clássica
  • Evitar roupas decotadas e curtas
  • Sapatos sem saltos ou de altura mediana
  • Vestidos e saias com o cumprimento no joelho ou abaixo

3 - Cuidado com a Imagem

A nossa imagem é o nosso cartão de visitas por isso ao se preparar para a entrevista alguns cuidados são importantes, tais como:
  • Redobre a atenção com sua higiene pessoal antes da entrevista, invista em um banho relaxante, escove bem os dentes e penteie o cabelo
  • Barba bem feita e com um bom comprimento
  • Unhas limpas e cortadas, para os homens. Para as mulheres, as unhas também devem estar cortadas, com um bom comprimento e com cores discretas
  • As roupas e os sapatos devem estar em bom estado
  • Acessórios mais clássicos e discretos
  • Maquiagem e perfume mais suaves

4 - Pensamento positivo e otimismo também fazem parte do vestuário

Parece que este conselho não tem muita relação com a forma como nos vestimos, mas se vocês pararem um pouco para refletir ele tem razão de ser. Dedique-se ao processo de escolha da sua melhor roupa e dos seus melhores acessórios, olhe-se no espelho e sorria! Afinal, todos nós gostamos de nos sentir bem e passar uma boa impressão.

Exercitando este processo acabamos por refleti-lo no nosso humor, no nosso otimismo, no modo de andar, de falar e de demonstrar o nosso interesse pela vaga e pela empresa.

Estas atitudes podem contar pontos no processo de avaliação do entrevistador.

5 - Mantenha o Foco na Entrevista

O importante desta dica é reforçar que você precisa se lembrar que o selecionador esta interessado nos seus conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para verificar se estão alinhados ao perfil do cargo e aos objetivos da empresa. Por isso, é interessante prezar por um visual mais clean, pois é a sua personalidade, o seu tom de voz, a forma como você se senta, caminha, os seus gestos, as suas experiências, o seu olhar ao responder as perguntas, a sua história e as suas competências que importam nesse momento.

Esta é a oportunidade que você tem para apresentar todo o seu potencial, portanto, é bom tomar cuidado com atitudes que podem distrair o entrevistador, como mexer exageradamente no cabelo, ajeitar a sua roupa a todo momento ou não conseguir ficar confortável na cadeira, dentre outros.

6 - Seja você mesmo!

Por fim, escolha uma roupa que faça você se sentir seguro, que fale um pouco sobre você. A grande questão aqui é adaptar o seu estilo para a entrevista sem perder a sua essência, isto é, a sua individualidade.

Atente-se que o dress code é um orientador e que cabe a você adaptá-lo às suas preferências visuais. Você é a melhor pessoa para saber a forma mais confortável para fazer estes ajustes.

Esperamos que você goste destas dicas e que elas lhe ajudem a se preparar para a sua entrevista.

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de Currículo Ideal

"Para ter alguma chance o currículo precisa capturar a atenção do recrutador em segundos. Clareza e objetividade são essenciais."(Max Gehringer)
O objetivo deste post é orientar tanto as pessoas que buscam o primeiro emprego quanto para aquelas que estão em busca de recolocação profissional ou até para quem está no mercado de trabalho e decidiu buscar novas experiências.

A primeira coisa que você precisa saber sobre currículos - fazê-los requer tempo, dedicação, atenção e revisões de tempos em tempos.

Em um primeiro momento parece ser maçante e cansativo montar o seu CV, mas seguindo estes passos acreditamos que não será difícil.

Então, vamos lá!
Como podemos definir currículo ou curriculum vitae?
A finalidade principal desse documento é espelhar a sua vida profissional e demonstrar de forma sucinta as suas realizações, os seus aprendizados e o que sabe fazer.

O currículo serve para abrir as portas para a empresa e é o primeiro contato que o recrutador tem com você. Hoje em dia, co…

Tipos de Entrevista de Emprego

Podemos conceituar a entrevista de emprego como o momento que o recrutador tem para conhecer os candidatos, confirmar as informações contidas no seu currículo e obter detalhes do seu perfil e de suas experiências. Para o candidato é quando ele sai do papel (currículo) e ganha vida, seja pessoalmente ou virtualmente.

Sabemos que muitos candidatos ficam nervosos e com muita expectativa em relação às perguntas que serão realizadas.

Estar preparado para esses diferentes tipos de entrevista lhe ajudará a superar o nervosismo, entender rapidamente os questionamentos realizados pelo selecionador e mostrar que você é o melhor candidato para a posição.

Gostou da ideia? Então confira os principais tipos de entrevista de emprego e se prepare para todos eles com as nossas dicas.

1. Entrevista Técnica
O objetivo é testar se o candidato possui os conhecimentos técnicos necessários para exercer atividades específicas do cargo. Habitualmente esta entrevista é conduzida por um profissional no mesmo nível d…