Pular para o conteúdo principal

Como posso me preparar para uma Dinâmica de Grupo?


Photo by Perry Grone on Unsplash

É uma das fases mais importantes e temidas por muitos candidatos no processo seletivo. Normalmente, o recrutador explica aos candidatos todas as etapas do processo de seleção, portanto, você terá um certo tempo para se preparar para esse momento.

Uma certeza que temos é que quando nos informam que participaremos de uma dinâmica de grupo, quase que imediatamente, vem um turbilhão de perguntas na nossa cabeça - Oba! Fui selecionado para mais uma etapa! O quanto o meu perfil é aderente com a vaga? O que posso fazer antes da dinâmica? Como será a dinâmica? O que devo fazer na hora da dinâmica?

Então, vamos lá responder a estas perguntas.

1 - O quanto o meu perfil é aderente com a vaga?


Se você já chegou a esta etapa do processo seletivo, com certeza, você possui competências, características e qualificações que chamaram a atenção do recrutador e ele acredita que elas podem estar alinhadas com o perfil comportamental do cargo. Em contrapartida, você já deve ter dentro de si a certeza do quanto deseja ser aprovado e contratado pela empresa. 

Exercite o seu autoconhecimento identificando os pontos fortes e os pontos a desenvolver e confronte com o cargo e o propósito da empresa detentora da vaga para avaliar as suas chances de aprovação em mais esta etapa.

2 - O que posso fazer antes da dinâmica?

Algumas dicas já foram sinalizadas nos posts anteriores, mas, mesmo assim, reforçaremos novamente. São elas:
 Estude mais sobre a empresa e releia o anúncio da vaga como forma de fixar o que a empresa busca com aquela vaga.
✧ Procure dormir bem na véspera da avaliação.
✧ Escolha roupas, sapatos e acessórios que você se sinta confortável para realizar atividades sentada, em pé ou que exijam alguma movimentação. Não se preocupe que o recrutador fará alguma recomendação se for necessário, como por exemplo, informar que esteja de tênis e/ou roupas mais esportivas.
✧ Caso você seja tímido, procure se preparar escolhendo roupas e acessórios que te deixem seguro, mantenha a calma, fique tranquilo e interaja com as pessoas da forma que faria se não estivesse em uma avaliação. Também, é importante saber que precisará falar em público em alguma das atividades. Lembre-se ser tímido não é nenhum problema, agora se você não participar será impossível os observadores te analisarem.
✧ Se você é muito comunicativo isto pode lhe ajudar no momento de contribuir com ideias, estratégias e raciocínio para o grupo. O que queremos dizer é que a qualidade ou a superficialidade de sua comunicação poderá ajudá-lo ou prejudicá-lo. Não seja apenas um candidato expansivo, extrovertido que não tenha nada para compartilhar.
✧ Seja pontual, pois o seu atraso pode comprometer o desenvolvimento das atividades a serem realizadas em grupo. Caso aconteça algo no caminho, ligue e avise que se atrasará no máximo cinco minutos.

3 - Como será a dinâmica?

A dinâmica trará simulações de situações para avaliar comportamentos esperados pela empresa. Não necessariamente serão situações reais já vivenciadas pelos colaboradores da organização detentora da vaga, mas, com certeza, as dinâmicas objetivam cruzar o perfil comportamental do candidato com o perfil do cargo.

O objetivo do recrutador é ver como você se comporta individualmente e em grupo. Cada empresa está em busca de um perfil específico para a sua vaga, então, tenha em mente que o selecionador tem um objetivo claro e sabe exatamente o que deseja avaliar nos candidatos durante a dinâmica de grupo.

O selecionador sempre prioriza escolher um local de fácil acesso e que o espaço permita que você se sinta confortável, acolhido e consiga desenvolver as atividades propostas com tranquilidade. O grande cuidado que os selecionadores possuem nessa etapa é deixá-lo tranquilo para que as suas melhores características comportamentais se sobressaiam e com isso consigam te observar com clareza.

Geralmente são realizadas em média quatro dinâmicas, sendo a primeira chamada de "quebra gelo", pois afinal de contas nem todas as pessoas se conhecem e, em seguida, inicia-se com as atividades planejadas e voltadas para o perfil da vaga. 

Apenas um lembrete sobre o número de atividades realizadas - não há um número mínimo e nem máximo ideal, porém existem empresas que utilizam meio período ou até o dia todo para avaliar os candidatos. Isto depende muito do nível de responsabilidades que aquele cargo exige para o bom desempenho das funções.

4 - O que posso fazer na hora da dinâmica?


Photo by Antenna on Unsplash
Chegou o momento de interagir com todos os demais candidatos, com o recrutador, com a sua futura liderança imediata e, às vezes, com um futuro colega de trabalho direto.

Veja algumas dicas:

* Mantenha a tranquilidade - procure não ficar nervoso ou ansioso.
* Seja participativo - se você somente ficar na posição de observador durante as atividades, os avaliadores não terão como avaliar as suas opiniões e comportamentos. Durante as atividades demonstre interesse e não tenha medo de falar.
* Saiba trabalhar em equipe - utilize suas experiências profissionais e as pesquisas que fez sobre a empresa para se inspirar e ajudar a equipe durante as dinâmicas. 
Sempre respeite o espaço do outro e o deixe falar. Lembre-se que o trabalho em equipe é a melhor maneira para alcançarmos bons resultados.
* Organize as suas ideias - procure casar as suas ideias com a dos colegas de sua equipe. Saiba ouvir e também saiba colocar a sua opinião sem passar a ideia de que sua sugestão é a melhor ou a única correta.
* Fique atento às instruções e ao tempo - procure prestar muita atenção a todas as orientações que o recrutador der para cada atividade e também quanto ao tempo estipulado para cada uma delas. Tenha em mente que organização e foco são fundamentais.
* Não tenha vergonha de perguntar - apenas sugerimos que sejam dúvidas relativas a algo sobre as instruções das dinâmicas que não tenha ficado claro. Não pergunte coisas sobre a empresa e sobre o processo; você poderá realizá-las em um momento individual com o recrutador.

Para finalizar, o importante é ser honesto e sincero na hora de posicionar seus pensamentos, opiniões e atitudes. Tenha certeza que a sua chance de ser bem avaliado aumentará. 

Caso você não seja aprovado nesta etapa lembre-se que o perfil da oportunidade não era correspondente ao que você apresentou e não tem nada de errado com isso. Sei que quando colocamos desta forma, parecer ser difícil, porém imagine ser selecionado para uma oportunidade que não tem nada a ver com você.

Esperamos que essas dicas contribuam para você passar por mais uma etapa do processo seletivo.

Postagens mais visitadas deste blog

Qual a roupa ideal para uma entrevista de emprego?

Photo by   Sarah Brown   on   Unsplash Tema que alguns acham muito batido e comum, mas que os candidatos às vagas ainda cometem alguns deslizes. Sabemos que quando participamos de um processo de seleção carregamos muitas emoções como ansiedade, nervosismo, insegurança e estresse. Esse mix de sentimentos é por sabermos que vários aspectos nossos são avaliados e, com certeza, um deles é a forma como nos vestimos, pois isto diz muito sobre quem somos ou sobre como queremos que os outros nos vejam. Então, é importante que você dedique um tempo durante o processo seletivo para pensar no que vai usar no dia da entrevista ou da dinâmica. Dito isto, começamos a nos questionar sobre -  Como vou definir o que devo usar?  Devo ter alguns modelos de roupas somente para entrevistas?  Como posso ter acesso ao "dress code" ou código de vestimenta da empresa? Fique calmo, continue a leitura e descubra algumas dicas!

Modelo de Currículo Ideal

"Para ter alguma chance o currículo precisa capturar a atenção do recrutador em segundos. Clareza e objetividade são essenciais."(Max Gehringer) Photo by Gabriela Castro O objetivo deste post é orientar tanto as pessoas que buscam o primeiro emprego quanto para aquelas que estão em busca de recolocação profissional ou até para quem está no mercado de trabalho e decidiu buscar novas experiências. A primeira coisa que você precisa saber sobre currículos -  fazê-los requer tempo, dedicação, atenção e revisões de tempos em tempos . Em um primeiro momento parece ser maçante e cansativo montar o seu CV, mas seguindo estes passos acreditamos que não será difícil. Então, vamos lá! Como podemos definir currículo ou curriculum vitae? A finalidade principal desse documento é espelhar a sua vida profissional e demonstrar de forma sucinta as suas realizações, os seus aprendizados e o que sabe fazer. O currículo serve para abrir as portas para a empresa e é

Tipos de Entrevista de Emprego

Photo by  You X Ventures  on  Unsplash Podemos conceituar a entrevista de emprego como o momento que o recrutador tem para conhecer os candidatos, confirmar as informações contidas no seu currículo e obter detalhes do seu perfil e de suas experiências. Para o candidato é quando ele sai do papel (currículo) e ganha vida, seja pessoalmente ou virtualmente. Sabemos que muitos candidatos ficam nervosos e com muita expectativa em relação às perguntas que serão realizadas. Estar preparado para esses diferentes tipos de entrevista lhe ajudará a superar o nervosismo, entender rapidamente os questionamentos realizados pelo selecionador e mostrar que você é o melhor candidato para a posição. Gostou da ideia? Então confira os principais tipos de entrevista de emprego e se prepare para todos eles com as nossas dicas. 1. Entrevista Técnica O objetivo é testar se o candidato possui os conhecimentos técnicos necessários para exercer atividades específicas do cargo.  Habitualmente