Pular para o conteúdo principal

Tipos de Entrevista de Emprego

Photo by You X Ventures on Unsplash

Podemos conceituar a entrevista de emprego como o momento que o recrutador tem para conhecer os candidatos, confirmar as informações contidas no seu currículo e obter detalhes do seu perfil e de suas experiências. Para o candidato é quando ele sai do papel (currículo) e ganha vida, seja pessoalmente ou virtualmente.

Sabemos que muitos candidatos ficam nervosos e com muita expectativa em relação às perguntas que serão realizadas.

Estar preparado para esses diferentes tipos de entrevista lhe ajudará a superar o nervosismo, entender rapidamente os questionamentos realizados pelo selecionador e mostrar que você é o melhor candidato para a posição.

Gostou da ideia? Então confira os principais tipos de entrevista de emprego e se prepare para todos eles com as nossas dicas.

1. Entrevista Técnica
O objetivo é testar se o candidato possui os conhecimentos técnicos necessários para exercer atividades específicas do cargo. Habitualmente esta entrevista é conduzida por um profissional no mesmo nível do seu ou por seu futuro superior imediato.
Também, prepare-se para fazer uma prova prática relacionada com as atividades da posição para complementar a análise do entrevistador.
Aconselhamos que procure sempre se manter atualizado em sua área de formação, leia livros técnicos, faça cursos e observe as tendências do seu mercado profissional.
2. Entrevista Comportamental ou Baseada em Competências
É um dos tipos de entrevista mais utilizados. Visa avaliar se a personalidade e as habilidades comportamentais do candidato estão de acordo com o perfil do cargo e a cultura da empresa. Normalmente, esta entrevista é conduzida pelo RH e/ou pelo futuro gestor imediato.
Basicamente o entrevistador perguntará sobre as suas experiências anteriores e a forma como agiu em determinadas situações. Exemplo: Para avaliar a competência liderança, o recrutador fará perguntas em que você contará situações vivenciadas que demonstrem a sua experiência.
A dica para esse tipo de entrevista é estruturar as suas respostas utilizando o método STAR (Situação, Tarefa, Ações e Resultados). Futuramente, em um novo post, explicaremos mais detalhadamente esta técnica.
3. Entrevista em Grupo ou Coletiva
Avalia vários candidatos de uma só vez. Normalmente, o recrutador acolhe todos os candidatos em uma sala e explica sobre a vaga e a empresa. Também, realiza algumas perguntas chaves, como: Por que você se candidatou para esta vaga? Como você pode contribuir para o trabalho da empresa? Por que você escolheu esta profissão?
Também são utilizadas dinâmicas e jogos para estimular a interação entre você e os demais candidatos. Com isso, os profissionais de RH analisam o seu comportamento trabalhando em grupo além de identificar as pessoas que se sobressaem.
Esta entrevista ocorre principalmente quando o nível de conhecimento técnico e as habilidades profissionais são muito semelhantes. É muito comum em processos seletivos para vagas de estágio ou para vagas que exijam profissionais em início de carreira (trainee para grandes empresas, por exemplo).
As nossas dicas são seja você mesmo e procure respeitar o espaço dos outros.
4. Entrevista com Estudo de Caso
É apresentado ao candidato um problema real do mercado onde a empresa atua ou poderá simular uma situação do dia a dia do cargo que ele almeja.
Procura avaliar a capacidade analítica do candidato e como ele resolve problemas.
A condução da entrevista é realizada pelo futuro gestor imediato ou pelo Diretor responsável pela área.
Caso você não seja bom em escrever, invista em cursos de língua portuguesa e elaboração de texto, mas preze pela clareza e objetividade. O foco é a sua capacidade em analisar a situação e resolver o problema.
5. Entrevista Painel
São vários avaliadores que conversam com um único candidato. Alguns, denominam este tipo de entrevista como "Entrevista com vários recrutadores ou Paredão".
Neste tipo de entrevista, todos fazem perguntas visando identificar o seu comportamento diante de situações de pressão ou estresse além de conhecê-lo um pouco mais.
No grupo de entrevistadores estão profissionais da área de RH, futuros colegas de trabalho e o seu futuro líder imediato.
As nossas dicas são mantenha-se tranquilo, atente-se ao seu tom de voz, não minta, comunique-se com clareza, não seja prolixo nas suas respostas e demonstre interesse e empatia.
6. Entrevista por telefone
Utilizada como a primeira forma de contato com o candidato, principalmente para coletar informações básicas e retirar algumas dúvidas sobre o seu currículo. Normalmente, também se pergunta sobre disponibilidade de horário, pretensão salarial, dentre outras.
A nossa dica é se você esta em busca de emprego, procure sempre atender as ligações de forma cordial e educada.
Destacamos também que muitos selecionadores hoje utilizam aplicativos como WhatsApp e Zoom para retirar estas dúvidas, agendar etapas do processo seletivo,  etc; então, se você disponibilizou este meio de comunicação no seu currículo esteja atento ao recebimento de mensagens.
7. Entrevista "de campo" ou "on campus"
O recrutador vai até a escola técnica, faculdade ou universidade para conversar com os estudantes e identificar os que possuem perfil compatível com o cargo. Também, eles consideram no processo de seleção os alunos com melhores resultados acadêmicos, aplicam prova técnica, enfim, utilizam outros recursos para a seleção. Geralmente, a empresa detentora da vaga ou a consultoria contratada promovem uma palestra com um tema voltado para a área profissional dos alunos, apresentam as oportunidades de trabalho, sinalizam como poderão crescer na área e explicam sobre o processo seletivo de forma geral.
8. Entrevista Simulada
É realizada uma entrevista fictícia com o candidato onde o consultor de RH aborda alguns aspectos cruciais em um processo de avaliação. Este tipo de entrevista é muito utilizada por profissionais que buscam recolocação no mercado ou realizar transição de carreira.
Toda a entrevista é gravada e depois o consultor repassa novamente com o candidato sinalizando os pontos fortes e os pontos a desenvolver a fim de que ele se prepare melhor para a entrevista de fato.
São dadas orientações sobre a postura, expressão facial, tom de voz e a impressão que o candidato passou ao falar de si.
Os principais benefícios são mapear e destacar as suas competências além de otimizar a sua postura profissional.
9. Vídeo Entrevista
O candidato grava um vídeo de 5 minutos onde descreve o seu currículo e responde perguntas pontuais já previamente escolhidas pelo recrutador. Escolha um local com boa luminosidade, visualmente organizado e tranquilo. Sugerimos gravar um vídeo teste e pedir para alguém assistí-lo antes de enviar a versão final. Também tenha cuidado com a sua vestimenta e acessórios.
10. Entrevista online
No momento atual é o tipo de entrevista mais utilizado. É uma maneira rápida para o RH utilizar e agilizar os seus processos de seleção. É certo que por exigir um certo grau de análise do recrutador, o ideal é que esta etapa seja presencial, mas nem sempre o deslocamento é possível.
Hoje temos diversos recursos tecnológicos, como aplicativos de videoconferência, câmera de alta resolução, opções de chat online e internet de alta velocidade que permitem que esta conversa aconteça de forma fluida e produtiva mesmo a distância.
O ideal é que esta entrevista seja de áudio e vídeo para que o recrutador consiga captar as expressões e posturas do profissional no momento da conversa.
As nossas dicas são escolha um local tranquilo e silencioso em sua residência para conversar com o recrutador, tenha cuidado com a vestimenta e os acessórios, teste a sua conexão de internet e procure esquecer que vocês estão distantes.
Quanto ao recrutador, ele precisa ter o cuidado de verificar antes com o candidato se poderá utilizar esta modalidade, chamá-lo para a entrevista no horário acordado e procurar deixá-lo tranquilo e a vontade para estabelecer um bom diálogo.

Esperamos que gostem das nossas dicas. Sucesso em suas futuras entrevistas!



Postagens mais visitadas deste blog

Qual a roupa ideal para uma entrevista de emprego?

Tema que alguns acham muito batido e comum, mas que os candidatos às vagas ainda cometem alguns deslizes. Sabemos que quando participamos de um processo de seleção carregamos muitas emoções como ansiedade, nervosismo, insegurança e estresse. Esse mix de sentimentos é por sabermos que vários aspectos nossos são avaliados e, com certeza, um deles é a forma como nos vestimos, pois isto diz muito sobre quem somos ou sobre como queremos que os outros nos vejam.

Então, é importante que você dedique um tempo durante o processo seletivo para pensar no que vai usar no dia da entrevista ou da dinâmica. Dito isto, começamos a nos questionar sobre - Como vou definir o que devo usar? Devo ter alguns modelos de roupas somente para entrevistas? Como posso ter acesso ao "dress code" ou código de vestimenta da empresa?
Fique calmo, continue a leitura e descubra algumas dicas!

Modelo de Currículo Ideal

"Para ter alguma chance o currículo precisa capturar a atenção do recrutador em segundos. Clareza e objetividade são essenciais."(Max Gehringer)
O objetivo deste post é orientar tanto as pessoas que buscam o primeiro emprego quanto para aquelas que estão em busca de recolocação profissional ou até para quem está no mercado de trabalho e decidiu buscar novas experiências.

A primeira coisa que você precisa saber sobre currículos - fazê-los requer tempo, dedicação, atenção e revisões de tempos em tempos.

Em um primeiro momento parece ser maçante e cansativo montar o seu CV, mas seguindo estes passos acreditamos que não será difícil.

Então, vamos lá!
Como podemos definir currículo ou curriculum vitae?
A finalidade principal desse documento é espelhar a sua vida profissional e demonstrar de forma sucinta as suas realizações, os seus aprendizados e o que sabe fazer.

O currículo serve para abrir as portas para a empresa e é o primeiro contato que o recrutador tem com você. Hoje em dia, co…